menu

Como eu Era Antes de Você - Jojo Moyers

Como eu disse em uma postagem anterior, o recente trailer do filme Como Eu Era Antes de Você (Me Before You), baseado no livro de mesmo título, me fez querer escrever sobre ele, pois a história ficou na minha cabeça muitos dias após terminar a leitura e foi por motivos muito bons.


Louisa Clark é uma jovem inglesa de 26 anos que não tem muitas ambições na vida. Ela mora na casa dos pais com a irmã, o sobrinho e seu avô, e junto com seu pai é uma das principais fontes de renda da casa. Ela trabalha há anos em um café, um emprego humilde mas que a deixa feliz, pois simplesmente nunca pensou em ter maiores ambições.
Um dia o café  fecha e Louisa se vê obrigada a procurar por outras opções, mas ela não possui qualificações suficientes e os empregos na pequena cidade são escassos. Surge então o que parece ser a melhor opção, um emprego temporário como cuidadora de um tetraplégico.

Will Traynor é um empresário de 35 anos que costumava ser bastante ativo, viajava muito, praticava esportes e tinha belas namoradas, nunca se envolvendo demais em um relacionamento. Um dia Will é atropelado em frente sua casa e como consequência perde quase todos seus movimentos, apenas podendo mover a cabeça e um pouco de uma das mãos, isso acaba por torná-lo uma pessoa fria e sarcástica que afasta todos que tentam se aproximar. Louisa tem então que trabalhar para WIll, o que é uma tarefa bastante difícil considerando seu temperamento.


Com o passar do tempo, Lou descobre que Will pretende tomar providências para acabar com seu sofrimento mesmo com seus pais se recusando a ajudá-lo, e por isso a contrataram com a esperança de que uma companhia diferente o fizesse desistir da ideia. Lou então toma para si a tarefa de dar um novo sentido à vida de Will.

O livro de Jojo Moyers, lançado em 2012 foi distribuído aqui no Brasil pela Editora Intrínseca e tem 320 páginas de uma história muito comovente.  A autora escreve de forma muito fluída e leve.
Uma coisa que achei muito legal no livro é que, apesar da história ser contata principalmente do ponto de vista de Lou, alguns trechos são contados também por outros personagens, como Treena, a irmã caçula de Lou, ou a mãe e o enfermeiro de Will. Isso dá uma dinâmica muito legal para a história. Só senti falta de uma parte pelo ponto de vista de Will após o acidente.

Preparem os lenços, pois Como Eu Era Antes de Você é, acima de uma história de amor, uma história de descobertas. Sensível, delicada e com temas bastante difíceis, a autora te prende do início ao fim fazendo você se identificar com os personagens, torcer por eles, sofrer com eles. Não sou muito de me emocionar com livros e filmes, mas eu chorei nesse e me dá um aperto no peito só de lembrar dele, mas também ficou uma sensação muito boa e a lembrança de que a vida deve ser vivida plenamente.


Já sinto falta dessa história linda e de seus personagens cativantes. Agora estou muito ansiosa para ver o filme e ler a continuação.  Alguém me acompanha?

Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573299
Páginas: 320
Adicione! Skoob
Nota: ❤ ❤ ❤ ❤ 

2 comentários:

  1. Esse livro e esse filme vêm sendo bem comentados, uma amiga já leu e disse que chorou bastante! Vou adicionar à minha listinha! Beijos!

    www.laarissathais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah ele é de chorar, mas é de rir também hahaha.
      Leia sim, ele é muito bom! Beijos!

      Ah sim, adorei seu blog ^^

      Excluir