menu

Fangirl - Rainbow Rowell

Depois de ler Eleanor & Park, segundo livro da autora americana Rainbow Rowell, fiquei muito ansiosa para ler Fangirl. Já tinha lido resenhas, citações e claro, me apaixonei pela capa super fofa. Pra quem também curtiu a capa, dá pra ver outros trabalhos no Tumblr da artista, a Noelle Stevenson.


Cath e Wren são irmã gêmeas que sempre foram muito próximas e faziam tudo juntos. Cath é a mais tímida, uma bookaholic não muito sociável e Wren, a mais descolada, popular com garotos e cheia de amigas. A narrativa segue pelo ponto de vista de Cath e começa quando as irmãs entram para a mesma universidade, mas para a surpresa de Cath, Wren decide que não quer ser colega de quarto da irmã, pois as duas agora devem seguir rumos diferentes e não mais serem vistas como a gêmea uma da outra.

Cath então se vê obrigada a encarar esse novo ambiente cheio de pessoas desconhecidas com as quais ela não faz a menor questão de ter contato. Ao longo da trama descobrimos algumas coisas importantes, como o abandono da mãe das meninas quando eram crianças, que agora vivem apenas com o pai, e como isso afetou à toda família.

Uma coisa interessante sobre Cath, e muito importante para a história, é que ela escreve fanfictions. Não apenas escreve, ela é bastante famosa no mundo do fandom e tem muitos seguidores que esperam ansiosamente por novos capítulos das fanfics de Simon Snow, um fenômeno da literatura juvenil que já até gerou até uma série de filmes (durante a história é possível notar várias semelhanças propositais com Harry Potter, o que leva a crer que na realidade Simon é Harry).
Como Cath é muito introvertida, seu círculo de amizades, ou melhor dizendo interações, é bastante pequeno. Além de Wren, que a evita constantemente, Cath interage basicamente com Nick, um colega de uma de suas disciplinas com quem escreve eventualmente, Reagan, sua colega de quarto sarcástica e meio durona e Levi, amigo esbanjador de sorrisos de Reagan.

No começo pode ser um pouco difícil sentir muita simpatia por Cath já que ela tem uma certa tendência ao drama, mas conforme a história vai passando a garota amadurece e também começamos a entender melhor as dificuldades pelas quais ela passa, já que esteve a vida toda tão ligada à irmã que passa a ignorá-la.


Reagan e Levi merecem um parágrafo à parte. A garota é daquele tipo durão que não se abate com facilidade, fácil de evitar contato, mas admirável. Com o tempo ela e Cath desenvolvem uma amizade improvável e bastante divertida, já que as duas são tão absurdamente diferentes. Já Levi é um fofo, sorridente e tranquilo, dá a impressão de ser daquelas pessoas impossíveis de não gostar.

Apenas uma coisa me incomodou um pouco no livro, nos finais de capítulos sempre há um trecho de alguma fanfiction de Cath ou de algum dos livros originais de Simon Snow, e isso complica um pouco a leitura, pois em certos momentos estamos loucos para saber o que acontece em seguida e aí vem linhas e linhas de uma história completamente diferente. Por outro lado, em alguns momentos a história de Simon e Baz empolga e queremos ver mais, e então começa um novo capítulo sobre Cath.


De qualquer forma, Fangirl é um livro leve, gostoso e rápido de ler, embora não seja tão curtinho assim. Passei dois dias aficionada por ele e acabou tão rápido que deixou saudades, mas a história é bem fechada e completa. Foi a minha primeira leitura de 2016 e agora estou muito ansiosa para ler os outros títulos da autora. O mais recente é Carry On, livro que conta a história de Simon e Baz em uma mistura entre a fanfiction de Cath e a série fictícia original.

Ah, e uma dúvida que surgiu pra mim sobre o livro... Vi algumas pessoas dizendo que Simon e Baz representam Harry e Rony porque eles dividem o dormitório, fazem tudo juntos e tudo mais, mas durante a leitura pra mim eles sempre representaram Harry e Draco, pois ambos são inimigos, se detestam, um é o herói e o outro é odiado por todos os "caras bonzinhos". O que acham sobre isso? E sobre o livro, quem já leu o que achou? Ficou com vontade de ler? Deixe aí nos comentários ^^

Editora: Novo Século
ISBN: 9788552803686
Páginas: 424
Adicione! Skoob
Nota: ❤ ❤ ❤ ❤ 

8 comentários:

  1. Eu ainda não li nada dessa autora, mas as histórias parecer ser todas muito fascinantes! Já conhecia o livro, mas não conhecia o enredo dele todo, e lendo sua resenha vi que preciso muito ler ele. Gostei muito de ter um pouco de Harry Potter <3. Estou curiosa pela história completa, entrou na minha lista literária!
    Beijos.
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah leia sim, é muito gostosinho e fácil de ler. Eu só li dois livros dela até agora, mas ambos são bem levinhos, mesmo quando trata de um tema mais pesado, ela escreve muito bem.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi! Primeiro gostaria de falar que eu adorei seu blog e ele é um amor ♥ E sobre esse livro, quero ler desde a Bienal de 2014 e até agora não consegui (ou esqueci mesmo hehe) comprá-lo! A história parece ser muito boa e gostosa de se ler. Eu também leio fanfics, então esse livro é maravilhoso para mim, quando soube do que se tratava já qui lê-lo. Adorei sua resenha, me deixou ainda mais curiosa pela história!

    Beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que esteja gostando do blog ^^
      Eu também lia fanfics (a maioria de Harry Potter haha) e achei muito legal ter um livro com esse tema, principalmente porque tem muita gente que acha estranho ou nem conhece, ele ajuda a esclarecer algumas coisas sobre o assunto de forma divertida. Que bom que minha resenha te deu um novo ânimo para ler esse livro, tenho certeza que vai gostar.
      E obrigada pela visita =)

      Beijos

      Excluir
  3. Li, ainda esse ano, o livro "Eleanor & Park" da escrito e confesso que não gostei. Por enquanto vou dar uma pausa nos livros da autora. Quando eu decidir a voltar a ler, vou procurar por esse dai que é o livro que quase todo mundo super elogia e parece ter uma pegada bem diferente do que eu vi em Eleanor&Park. Adorei a resenha!
    Beijos,
    Luana Agra - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, que bom que você gostou da resenha ^^
      Eu gostei muito de Eleanor & Park pra dizer a verdade, mas Fangirl é bastante diferente porque o clima da história é muito mais leve e não é centrado em um romance como Eleanor & Park, ele trata mais do crescimento pessoal da personagem num geral, então talvez possa te interessar mais.

      Obrigada pela visita. Beijos!

      Excluir
  4. Uau! Adorei a resenha... ^-^ Deu para ver que eu irei gostar mesmo desse livro, já havia ouvido falar dele mas nunca parei para ler sobre... Obrigada rsrsrs <3

    ResponderExcluir