menu

DIY - Canecas Decoradas

Oi gente, hoje eu vim com um pequeno post de inspiração para quem gosta de DIY simples.
Eu adoro sair pelo Pinterest pinando um monte de ideias legais pra depois fazer, mas tem algumas que são bem complicadas e acabo perdendo o ânimo, então pra não ficar parada começo pelo simples e é isso que eu vim mostrar hoje.
Adoro colecionar canecas dos mais diversos modelos, com desenhos, frases, lisas, etc elas são ótimas pra enfeitar o ambiente (e um ótimo porta trecos hehe), se a sua caneca é simples é possível customizar de várias formas.


Efeito de aquarela (ou marmorizado) feito com esmalte

Esse tipo é bem simples e fica muito bonito. Basicamente, você pega um pote com água (gelada de preferência, pois faz a tinta espalhar melhor), pinga algumas gotas de esmalte na água, mergulha o objeto na água e retira-o logo em seguida colocando pra secar. Se tomar cuidado ao lavar o copo ou caneca nem é necessário passar verniz ou fixador, pois o esmalte tem ótima aderência e brilho natural.
Ah, lembrando que é possível usar esse truque nas unhas também, só é um pouco complicado de limpar pois suja muito o dedo, mas fica bem bonito.





Tinta Spray

Nesse caso geralmente é necessário usar algum molde vazado para fazer o desenho, mas se você não tem muita habilidade com desenhos e recortes nem precisa se preocupar, às vezes algumas faixas de fita crepe em ângulos legais já são o suficiente para deixar a peça com uma cara nova. Tinta spray é o recomendado, mas é possível usar rolinhos para pintar com outros tipos de tinta também.



Desenhos com canetas

Um dos meus itens favoritos para DIY em garrafas e canecas é a caneta Posca ou Sharpie, elas tem várias cores, espessuras e formatos diferentes dando inúmeras opções para customização. Você pode fazer um desenho simples se não sabe desenhar, como vários corações espalhados formando uma textura, ou um rostinho de bichinho fofo, por exemplo. Com esse tipo de customização dá pra soltar muito a criatividade.




Você também pode escrever uma frase ou citação que acha legal e decorar com adornos simples. Fica bem charmoso e é simples de fazer.




O legal dessas canetas é que você pode apagar o desenho e fazer um novo (água e sabão ou um pouco de álcool já resolve) ou torná-lo permanente com fixador ou levando a caneca ao forno por cerca de 40 minutos a 200ºC (esse tempo e temperatura varia de forno pra forno, mas foi o que deu certo pra mim), só se certifique de que a caneca que você vai levar ao forno não seja muito fina, pois ela pode não aguentar o calor. 

Eu fiz algumas experiências com as canetas e canecas lisas que tinha em casa. Usei a Posca PC-5M que é um tamanho médio com ponta arredondada. Ela é boa pra preencher áreas razoavelmente grandes, mas um pouco difícil pra desenhar detalhes, então se for fazer um desenho em caneca recomendo que use uma ponta menor como a PC-3M, na verdade ela é a ideal pra isso.






Como só tinha as cores preto e branco usei a própria cor da caneca como parte do meu desenho, escolhendo personagens que tinha essas cores (e que eu gosto muito, aliás). Minhas canecas não ficaram as mais bonitas do mundo, mas foi bem divertido de fazer. Elas ainda são uma boa opção de presente, é sempre legal quando alguém gasta um pouco do seu tempo fazendo algo pra nós, torna tudo mais pessoal. =)

As imagens de  DIY foram retiradas do Pinterest, para acessar o link original basta clicar na imagem, assim você pode chegar no tutorial completo de cada uma para mais detalhes.
Espero que tenham gostado e se inspirado a decorar coisas por aí. Para mais inspirações como essas, visite o Pinterest do Eating Peanuts!

34 comentários:

  1. OI flor!
    Amei essas dicas, sabe que lá em casa tenho um spray dourado, acho que vou fazer arte hoje!!!
    Beijos!!!
    Inspirações pra sua Casa Blog A primeira Casa
    Estou no Facebook com Minhas Inspirações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah se fizer mostra lá no seu blog, vou adorar ver!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Karina, tudo bem?
    Eu sou a louca das canecas, todo lugar que vou trago uma hahahahaha já não tenho nem espaço mais!
    Adorei seu post *-*
    A que mais gostei foi a ideia dos desenhos com as canetinhas, fica muito fofo e muito criativo!

    Beijos!

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa, que bom que você gostou. Eu também adoro canecas, não resisto quando vejo uma bonitinha haha
      Beijos!

      Excluir
  3. Belas decorações amei todos, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  4. AAAAAAAA, eu super me identifico com essas coisas de usar esmalte para personalizar. Desde pequena eu sempre fiz isso com qualquer coisa. Capinha de celular, régua, brinco, caneca, sério se o esmalte gruda eu to usando.

    Adorei também esses de canetas, quero fazer muito sim, amei! Inclusive eu voltei pro pinterest por sua causa, e não vou mentir, to adorando! Obrigada por isso♥♥

    Beijão, ótimo post! Amei♥♥
    Sekai Bakawaii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai não tem ideia de como fico feliz em saber disso, é muito legal indicar coisas e depois saber que a pessoa gostou, sério! ♥♥♥

      Quando eu era criança, adorava pintar meus desenhos com os esmaltes da minha mãe, daí peguei gosto por esse material pra artesanatos hahaha

      Obrigada pela visita, espero que continue acompanhando o blog e curtindo o conteúdo. Beijos!

      Excluir
  5. Quanta fofura em um post só, adoro decoração com canecas deixa o ambiente tão fofo e muitas vezes não encontramos para comprar uma como queremos, ótimas dicas. Adoro esse tipo de post.
    Estou seguindo! Sucesso!
    Bjos

    http://croquiandocomagrazi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro fazer esse tipo de post também hahaha é muito gostoso pesquisar coisas interessantes.
      Obrigada por seguir, espero que o conteúdo te agrade. Vou passar lá no seu blog pra conhecer.
      Beijos!

      Excluir
  6. Uma inspiração mais que linda que a outra! Arrasou no post haha ♥ Acho essas canecas tão lindas que me deu até uma vontadezinha de tentar fazer rs Vamos ver né!
    Beijos lindona!
    Mundo da Lari ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, é um exercício relaxante, pelo menos eu acho né XD
      Se fizer me mostra viu ^^
      Beijos!

      Excluir
  7. Muito interessante essas decorações em canecas, olhando assim pelas fotos parece ser bem fácil de fazer né? Adorei ^^

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim elas são até bem simples. Tentei selecionar as mais fáceis e que eram bonitinhas, mas tem algumas super complexas e lindas! rsrs
      Beijos!

      Excluir
  8. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, adoroooooo canecas decoradas tenho 5, uma mais linda que a outra.

    Gostei do tutorial, vou até tentar (tentaaaaaaaar msm) fazer, ^tenhos umas 2 brancas e gostei da idéia.

    Convido vc a seguir meu bloguinho, fiz recentemente e estou voltando novamente para a blogofesra, me ajudaria?

    Já sigo aqui ><

    http://mundo-mikas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah tenta sim, depois mostra como ficou, vou adorar ver ^^
      Vou visitar seu blog nesse instante e obrigada pela visita e por me seguir, espero que gosto dos próximos conteúdos.
      Beijinhos!

      Excluir
  9. Lindas ideias! Eu amo canecas!! Bjos!!

    https://thaydreams.blogspot.com.br/2016/11/bolo-de-gengibre-e-canela.html

    ResponderExcluir
  10. Oi Karina!

    Super adorei a dica <3 As vezes a gente paga tão caro em canetas toda decorada, sendo que a gente poderia comprar um simples e deixar ela do jeitinho que a gente quer. Eu tenho uma caneta da sharpie aqui e já estou tendo mil ideias.

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, às vezes queremos uma frase em especial ou um desenho específico que fica difícil de achar (ou que custam um rim) e muitas vezes nós mesmo podemos fazer, só ter um pouquinho de paciência ^^
      Beijos!

      Excluir
  11. Ótimas dicas, as canecas ficam lindas, gostei muito do aquarela de esmaltes.

    Tem post novo no meu blog. Seguindo aqui.

    Bjs, Beatriz Ribeiro do blog Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e obrigada por seguir ^^
      Vou lá visitar seu blog. Beijos!

      Excluir
  12. Eu amo tudo que é relacionado a DIYs se for geek então eu piro hahaha eu adorei a ideia de escrever nas canecas com canetinhas coloridas, vou tentar fazer um desenho também e colocar uma frase inspiradora, eu acho que essas canecas combinam pra colocar em estante de livros, dá um toque a mais de decoração sabe? pra colocar marcadores fica lindo!
    Beijoss
    http://agridoceleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fica realmente lindo com marcadores. Você pode colocar perto de alguma coleção por exemplo e escrever uma citação legal dela e encher de marcadores e até post-its, fica ótimo ^^
      Beijinhos!

      Excluir
  13. Que lindasssssss! Quero fazer ♥

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii
    Que lindas as canecas Kanina, adorei a sua dica.
    Sei que sou uma negação nesse quesito de habilidades manuais, mas se encontrar algumas canecas sem estampa pra comprar, acho que vou experimentar personalizar algumas.

    Beijos!!
    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      O legal desses estilos de customização é que eles são até simples de fazer, os com caneta dá até pra apagar algum erro né ^^
      Beijos!

      Excluir
  15. Com tinta spray e canetas é mais fácil. Com esmaltes nunca pensei que desce certo, mas amei o resultado em todas, uma mais fofa que a outra. Beijo !
    www.propositofeminino.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jheniffer, o que eu mais gosto é com canetas porque dá pra inventar muitas coisas e faz menos sujeira hahaha
      Mas todos ficam bonitos ^^
      Beijos

      Excluir
  16. Suas canecas ficaram lindas, Karina! ^^ É tão legal quando a gente usa as nossas habilidades para transformar objetos. =D
    Eu nem sabia que existiam canetas específicas para fazer desenhos em canecas e nem que dava para fazer uma arte nelas usando esmaltes. Nossa, achei tudo isso muito legal! =D
    Ótimo post! ^^
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Débora, vai se arriscar a fazer alguma? ^^
      Eu adoro fazer artesanatos, decorações... acho muito relaxante e é super legal quando o resultado fica bom né?
      Beijos!

      Excluir