menu

Review: Zootopia

Sou bastante suspeita para falar de animações, principalmente dos estúdios Disney, já que seus filmes fizeram minha infância e adolescência e já até considerei trabalhar com animação. Mas preciso admitir que nos últimos anos a Disney não tem mandado tão bem apesar do óbvio sucesso de Frozen e de eu gostar bastante dos menos famosos Enrolados Rapunzel! É Rapunzel! e Operação Big Hero 6. Felizmente, Zootopia está aí para nos lembrar da magia da antiga Disney, mas de uma forma bastante atual.


Zootopia se passa em uma realidade (não se sabe se alternativa ou futurística) em que os animais evoluíram para seres mais racionais e que são perfeitamente capazes e conviver entre si em sociedade. 


No longa somos apresentados à fofíssima Judy Hopps, uma coelha que cresceu na fazenda com seus pais e muitos irmãos, mas que sonha em se tornar uma policial. De fato, Judy consegue realizar seu sonho e se muda para Zootopia para exercer a profissão, mas lá ela descobre que apesar da cidade oferecer muitas oportunidades à todas as espécies, há ainda muito preconceito, inclusive nela mesma. Isso se mostra verdade quando Judy conhece Nick Wilde, uma raposa trapaceira que há muito tempo deixou de acreditar em uma utopia entre os animais e abraçou o esteriótipo dado às raposas.


Apesar das diferenças, quando Judy e Nick se veem obrigados a trabalhar juntos para resolver um caso, os dois descobrem que há muito mais em comum entre as espécies do que pensavam, mas ainda há diferenças a serem superadas, algo que deixou a trama ainda mais sensível, pois demonstra que seus protagonistas não são perfeitos, mas estão fazendo o possível para melhorar.

Além do roteiro lindo e bem construído, que aborda de maneira muito atual a velha moral do "não julgue um livro pela capa", o longa também tem seu nível de humor muito bem medido, com piadas inteligentes e diversas referências à cultura pop. A animação é um caso à parte, todos os animais (apenas mamíferos apareceram na animação) possuem um nível de detalhamento incrível e, apesar de serem antropomórficos, cada um mantém as características de sua espécie, inclusive na textura e densidade de seus pelos ou seus movimentos em duas patas.


Outra coisa que deve ser citada aqui é dublagem. Honestamente, sou um pouquinho contra a contratação de atores famosos para dublagens quando há tantos dubladores profissionais por aí sem bons projetos, mas marketing é marketing né, e quando o trabalho é bem feito não dá mesmo pra reclamar. É o caso de Zootopia, os personagens principais, Nick e Judy foram dublados por Rodrigo Lombardi, que já havia feito um trabalho ótimo em A Princesa e o Sapo como o príncipe Naveen, e por Mônica Iozzi, que também fez um trabalho ótimo, sem deixar sua voz muito reconhecível e nem muito caricata. Uma menção honrosa para Shakira, interprete das canções e dubladora na versão original da Gazella, ela está ótima, assim como todo elenco!


Resumindo, o filme vale muito a pena. Já está entre os meus preferidos dessa última década, talvez possa soar exagerado, mas eu realmente me encantei pelos temos explorados, pelos personagens cativantes, pela animação linda e muito bem feita. Só amor! 

Agora me contem, já assistiram? O que acharam do filme? Deixem aqui nos comentários!

10 comentários:

  1. Já estava com vontade de assistir este filme... e agora que terminei de ler o post minha vontade aumentou ainda mais *.* Quero assistir logo! heheheh
    Abraço! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico feliz que tenha gostado. O filme é mesmo ótimo, vale a pena viu. ^^
      Obrigada pela visita!
      Beijos.

      Excluir
  2. Olá Karina,
    Indiquei você para a TAG 7 pecados literários =)

    http://www.booksimpressions.com.br/2016/03/tag-7-pecados-literarios.html

    ResponderExcluir
  3. Só conheço esse filme por nome. Amei o post, que amorzinho! *_*
    Seguindo o blog.

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, é muito legal quando a gente faz com carinho e alguém gosta. ^^
      Eu adorei seu blog, estou seguindo ele também, tem resenhas ótimas! Obrigada por seguir, espero que volte sempre.
      Beijos!

      Excluir
  4. Estou vomitando arco-íris com esse filme <3 E lendo esse post já vi que não posso de jeito nenhum perde. Preciso assistir, urgentemente!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista sim, é muito divertido e todo bonitinho!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Me interessei pelo filme vendo o trailer na tv e mais ainda lendo a sinopse. A história parece ser bem inteligente e diferente, assim como Frozen. Não que eu não goste dos mais clichês rsrs
    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai o filme é muito bonitinho! A roteirista é a mesma de Frozen, mas achei o roteiro de Zootopia melhor xD
      Se tiver a chance, assista, é muito bom.

      Beijos!

      Excluir