menu

Review: Guerra Civil

Um dos filmes mais aguardados do ano (por mim e por muitos) finalmente chegou aos cinemas: Capitão América - Guerra Civil.

Há bastante tempo a Marvel tem nos apresentado filmes com uma boa mistura de ação e diversão, seguindo uma fórmula de sucesso. Guerra Civil é, provavelmente, a maior prova de que a fórmula funciona.

Baseado no arco dos quadrinhos Guerra Civil, o terceiro filme do Capitão América precisou de uma boa remodelagem, já que sua obra de origem abrange um universo e cartela de heróis muito maior que o universo cinematográfico da Marvel. A Guerra Civil em si fica mais num aspecto de briga de gangues que um dia foram uma só e que não tem real intenção de lutar entre si. Apesar disso, a coisa toda é muito bem elaborada.


Quando um acidente ocorre durante uma das operações dos Vingadores, uma proposta de tratado é trazida aos heróis, cujos termos proíbem as atividades do grupo sem a devida supervisão e autorização. Desestabilizado pela lembrança de uma vítima do incidente em Sokovia, Tony Stark adere logo ao tratado e quase convence Steve Rogers a participar também, porém, um novo e grande incidente causado pelo Soldado Invernal faz com que o Capitão tenha outras prioridades.

Pra quem já leu os quadrinhos, é muito legal ver como o roteiro foi adaptado para o universo estabelecido nos cinemas e colocados às devidas proporções. Para quem não leu, fica a sensação de que algo ainda mais grandioso está por vir, e isso é muito empolgante.


Um ponto muio interessante nesse filme é que, apesar se seguir a velha fórmula da Marvel de filme divertido e com cotas para mostrar sangue, a história tem sim seu peso e podemos ver dramas e problemas pessoais cercando os personagens, principalmente Tony Stark, que em geral é o cara fanfarrão do grupo, mas que neste filme consegue entregar uma boa carga emocional sem perder o lado cômico.

Outra questão muito interessante é a introdução dos novos personagens e a integração de personagens antigos ao grupo dos Vingadores. Pantera Negra, que nunca apareceu em outra mídia a não ser raras participações em animações de outros heróis, está perfeito da introdução ao fim, não foi preciso mais que alguns minutos de explicação de sua origem, uma bela sequencia de ação, uma roupa legal e pronto, já é um personagem pelo qual ficamos ansiosos pra ver novamente.
Também é bom apontar o desenvolvimento de heróis como a Feiticeira Escarlate e Visão, que foram brevemente apresentados em Era de Ultron, mas que com poucos cenas também nos deixam curiosos por seu futuro. Além disso, a dinâmica e rixa entre o Falcão e o Soldado Invernal geram cenas muito divertidas.


Agora, bem, precisamos falar sobre o Aranha...
Eu faço parte do pequeno grupo de pessoas que gosta mais do Aranha de Andrew Garfield do que o de Tobey Maguire, mas isso se deve ao fato de como ele se comporta como Homem Aranha. É bem verdade que nenhum dos dois se encaixava bem, um era Peter Parker com e sem máscara, bobo em todo momento, já o outro era cool demais pra ser nosso querido herói nerd. Porém, pelo menos pra mim, a essência brincalhona e descontraída do Homem-Aranha é sua melhor característica, e isso é melhor mostrado nos filmes do Espetacular Homem-Aranha. Disto isto, vamos lá!

Em uma breve cena de introdução temos toda a explicação necessária para que o Aranha mais perfeito acontecesse. O velha frase "com grandes poderes vem grandes responsabilidades" colocadas em outras palavras, o amadurecimento de um jovem tímido e genial, um apadrinhamento e pronto, tudo em seu lugar. Embora breve e nada essencial, a participação do Homem-Aranha neste filme é incrível. Um super fan service, mas daqueles que vale a pena ver!


O único ponto fraco do longa, na minha opinião, assim como em praticamente todo filme da Marvel, foi o vilão. Grande responsável por arquitetar as tretas pessoais entre os Vingadores (bem à la Martha), Barão Zemo (que neste filme não é nenhum Barão) poderia ser qualquer Zé da esquina que não faria diferença nenhum, porém, seus planos levam ao embate final e a uma das cenas mais clássicas das HQs.

Em resumo, um bom filme, com boa ação, boa caracterização, boa adaptação que, embora não fiel às HQs (logicamente), se encaixa muito bem dentro do universo criado para estes heróis no cinema. 


No fim tudo meio que acaba em pizza, mas me conta aí, qual o seu time? #TeamIronMan ♥ 

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário